Criando Tabelas de Decisão


Importante
As tabelas de decisões podem ter, no máximo, 30 colunas.

Siga essas etapas para criar uma nova tabela de decisão:

  1. Navegue até o pacote de regras ao qual a nova tabela de decisão pertence na Árvore do Explorer (verifique se você selecionou o Tenant correto na lista suspensa do Tenant). Navegue até o nó correto da estrutura comercial sob o pacote de regras, que definirá o nó no qual sua tabela de decisão será criada. Se você criar a tabela de decisão no nível de pacote de regras, ela será uma regra global. Selecione o nó na Árvore do Explorer e clique na guia Regras.
  2. Clique em Nova Tabela de Decisão.
  3. No Resumo da Regra, o campo ID é preenchido automaticamente. Ele não pode ser editado.
  4. Insira um Nome para a tabela de decisão (por exemplo, Status).
  5. Insira uma breve Descrição para a regra (por exemplo, Ajuste a prioridade, dependendo do status do cliente).
  6. Selecione a Fase na qual essa regra será aplicada (classificação, priorização ou arquivamento para iWD. Consulte o Guia de Implantação do Genesys Rules System para obter mais informações sobre as fases).
  7. Selecione o Calendário da Empresa a ser usado com essa regra (opcional).
  8. Insira uma Data de Início e uma Data de Término para a regra (opcional). Se a Data de Término for anterior à data atual, a regra será marcada com um sinalizador (Grs auth-tool flag.gif) para indicar que a regra está desatualizada.
  9. Use as setas para cima e para baixo na última coluna à direta para controlar a ordem das linhas da tabela de decisão. Em alguns casos complexos, as regras podem ser projetadas para que várias linhas sejam avaliadas como verdadeiras. Nesse caso, o ordem das linhas torna-se importante, por isso, na versão 8.5.0, é possível reordenar as linhas ao criar e editar uma tabela de decisão.
    Importante
    Como padrão, até a versão 8.5.0, as regras eram executadas de baixo para cima. Na versão 8.5.0, os administradores do seu sistema podem configurar a execução de regras para ser "de cima para baixo" ou "de baixo para cima". O indicador Ordem de Avaliação da Regra na parte inferior da tela mostra qual dessas está selecionada, e um ToolTip está disponível ao pairar o cursor do mouse sobre esse indicador. Qualquer alteração feita para essa configuração será aplicada dinamicamente, mas entrará em efeito após uma reinicialização ou atualização do navegador.
  10. Adicione Condições e Ações no painel inferior.
    Importante

    In release 8.5.001, é possível usar um símbolo de curinga (*) em dados de linha em uma tabela de decisões (se o recurso for configurado por administradores). O curinga indica que, para essa linha, o valor do parâmetro onde ele é usado não é importante e não será avaliado. Uma seleção de curinga agora é exibida no topo de todas as listas, independentemente de serem enumerações, atributos comerciais, servidor de configuração, banco de dados, etc. No caso de parâmetros numéricos, é necessário digitar o valor do curinga—GRAT agora aceita isso como um campo de número válido. Para qualquer condição que contenha um ou mais curingas, sua avaliação não será considerada na lógica da regra. Há algumas restrições:

    • Os valores de curingas funcionarão apenas para cadeias de caracteres e campos numéricos—campos de data, hora e booleanos não são aceitos.
    • Os valores de curinga são "tudo ou nada" para condições com vários parâmetros. Por exemplo:
    Idade do cliente entre 40 e 60
    é UMA condição e será excluída dessa linha se um ou mais campos contiverem um valor curinga.
    1. Selecione uma ou mais Condições da lista (por exemplo, uma condição para este cenário pode ser nomeada A idade do cliente é...).
    2. Selecione uma ou mais Ações da lista (por exemplo, uma ação para este cenário pode ser nomeada Aumentar prioridade em xxx).  
    3. Insira valores para os parâmetros na tabela sob as colunas Condição e Ação. Dependendo de como os parâmetros foram configurados pelo desenvolvedor de modelo de regra no GRDT, pode haver restrições quanto aos valores que podem ser inseridos.
    4. Repita a etapa c, adicionando mais valores de ação e condição.
    5. Reordene as linhas conforme o apropriado.
  11. Clique em Validar para validar a sintaxe da regra linear.
  12. Clique em Salvar para salvar suas alterações.
Importante
Ao fazer qualquer modificação no corpo de uma regra, você bloqueia a regra, o que impede que outras pessoas possam fazer alterações na mesma regra, ao mesmo tempo. O ícone não salvo Grs auth-tool unsaved.gif será exibido no resumo de regras para alertá-lo de que você precisa salvar suas alterações. Para qualquer outro usuário, o ícone Grs auth-tool lock.gif de bloqueado será exibido no resumo de regras e os botões Salvar e Cancelar estarão desativados. Além disso, outros usuários poderão fazer alterações na regra porque ela está marcada como "somente leitura".
Importante
Ao editar regras, tenha cuidado para não excluir seu histórico de navegação ou dados de cookies uma vez que isso pode fazer com que a regra fique presa em um estado bloqueado. As alterações não salvas poderão ser perdidas.
Importante
O campo Instantâneo Pendente indica se algum instantâneo dessa regra foi criado. Consulte Implantando Pacotes de Regras para obter informações em instantâneos.
Esta página foi modificada pela última vez em 13 de novembro de 2014, às 17h13min
Comments or questions about this documentation? Contact us for support!