Condições de alarme

As Condições de Alarme especificam os eventos que o usuário precisa conhecer e gerenciar no momento em que ocorrem, como quando um Host ou Solução deixa de responder. O software da Genesys contém Condições de Alarme predefinidas, ou o usuário pode criar suas próprias.

Condições de Alarme trabalham com os seguintes Scripts:

  • Scripts de Detecção de Alarme identificam quais variáveis do Management Layer devem monitorar para acionar o alarme.
  • Scripts de Reação do Alarme, que identificam o que o Management Layer deve fazer quando o alarme ocorrer no, ou tiver sido retirado do sistema. Scripts de Reação do Alarme que identificam o que acontece quando alarmes são retirados são chamados de Scripts de Liberação do Alarme.

Para criar um script de Condição de alarme, consulte Scripts. Para associar Scripts de Detecção e Reação de Alarme a Condições de Alarme, especifique-os nas guias da Condição de alarme.

A lista Condições de alarme mostra as Condições de alarme do seu ambiente. A lista é organizada em uma hierarquia, começando por tenants, unidades de configuração, estações e pastas. Para exibir objetos por uma determinada hierarquia, selecione o tipo de hierarquia no menu suspenso acima da lista.

Importante
Condições de alarme que estão desabilitadas aparecem acinzentadas na lista.

Configuration Manager respeita as configurações de permissão de tenancy. Você pode acessar apenas os objetos para os quais tem permissão e privilégios de acesso.

Você pode filtrar o conteúdo dessa lista de dois modos:

  • Digite o nome de um objeto ou parte dele no campo Filtro Rápido.
  • Clique no ícone de cubo para abrir o painel de filtro Diretório de Tenant. Nesse painel, clique no Tenant que você deseja selecionar. Use o campo Filtro Rápido nesse painel para filtrar a lista de Tenant.

Para marcar ou desmarcar vários objetos de uma vez, clique em Selecionar.

Para criar um novo objeto de Condição de Alarme, clique em Novo. Para visualizar ou editar os detalhes de um objeto existente, clique no nome do objeto ou na caixa de seleção ao lado de um objeto e clique em Editar. Para excluir um ou mais objetos, clique na caixa de seleção ao lado do(s) objeto(s) na lista e clique em Excluir. É possível excluir objetos individuais, clicando no objeto e então em Excluir. Caso contrário, clique em Mais para executar as seguintes tarefas:

  • Clonar—Copie uma Condição de Alarme.
  • Mover Para—Mova uma Condição de alarme para outra estrutura hierárquica.
  • Habilitar ou Desabilitar Condições de Alarme
  • Criar uma pasta, unidade de configuração ou site. Consulte Hierarquia do Objeto para obter mais informações.

Clique no nome de uma Condição de alarme para visualizar informações adicionais sobre o objeto. Você também pode definir opções e permissões.


Procedure: Criar objetos de condição de alarme


Steps

  1. Clique em Novo.
  2. Insira as seguintes informações. Para alguns campos, é possível inserir o nome de um valor ou clicar em Procurar para selecionar um valor de uma lista:
    • Nome—O nome da condição de alarme. É preciso especificar um valor para esta propriedade e o valor deve ser único no Configuration Database.
    • Descrição—Uma breve descrição da condição de alarme.
    • Categoria—A categoria da Condição de Alarme: Crítico, Principal ou Menor. É preciso especificar um valor para esta propriedade.
    • Detectar script—O script que descreve a lógica aplicada para a detecção do alarme.
    • Cancelar tempo limite—O período em segundos, que indica por quanto tempo uma condição de alarme está registrada no Log Database, a menos que seja cancelada por outro evento ou desativada pelo usuário. Quando esse tempo limite expira, a condição de alarme é definitivamente desativada.
    • Detectar ID de evento de log—O identificador do evento que dispara o alarme. É preciso especificar um valor para esta propriedade.
    • Detectar o modo de seleção—O modo de seleção de eventos que o Management Layer usa para a análise da condição de alarme. Os modos são o seguinte:
      • Selecionar Por Qualquer—O evento especificado de qualquer resultado de aplicativo em um alarme.
      • Selecionar Por Aplicativo—O evento especificado de um aplicativo selecionado resulta em um alarme. Selecione esta opção para exibir o campo Aplicativo. Clique no ícone Procurar para selecionar um item de uma lista ou digite o nome, parcial ou completo, do item no campo Filtro Rápido. A lista é preenchida com objetos de Aplicativo armazenados no Configuration Server.
      • Selecionar Por Tipo de Aplicativo—O evento especificado de um tipo aplicativo selecionado resulta em um alarme. Selecione esta opção para exibir o campo Tipo. Clique no botão suspenso para selecionar um item da lista. A lista é preenchida com objetos de Aplicativo com subtipos definidos.
    • Cancelar ID de evento de log—O identificador do evento que desencadeia a remoção do alarme. Para liberar o alarme, o Management Layer usa o evento do(s) mesmo(s) aplicativo(s) como especificado para o evento de detecção para esta Condição de Alarme.
    • Tenant—Em um ambiente multi-tenant, o Tenant ao qual esse objeto pertence. Este valor é definido automaticamente ao Tenant especificado no campo Diretório de Tenant na lista de objetos.
    • Estado Habilitado—Se selecionado, indica que o objeto está em condições normais de operação e pode ser usado sem restrições.
  3. Clique em Salvar.


Assim que o objeto for criado, será possível editá-lo e clicar nas guias Scripts de reação ou Scripts de liberação para atribuir scripts à Condição de alarme. Consulte Scripts para obter mais informações.


Procedure: Testar Condições de Alarme


Steps

  1. Na lista Condições de alarme, marque a caixa de seleção ao lado de uma ou mais Condições de alarme que deseja testar.
  2. Clique em Mais e selecione Alarme ativo.
  3. A Condição de Alarme é ativada. Acesse o Painel do Sistema para exibir o alarme e desativá-lo.

O Genesys fornece Condições de Alarme predefinidas listadas na seguinte tabela. Se necessário, configure essas condições para atender às suas necessidades.

Tipo de alarme Descrição
Falha no Aplicativo Relata que o aplicativo especificado terminou ou parou de responder.
Falha na Conexão Relata que a conexão especificada entre dois aplicativos foi perdida.
Falha no Link CTI Relata que a conexão entre o T-Server especificado e seu switch foi perdida.
Host Inacessível Relata que o Management Layer não pode fazer contato com o Local Control Agent (LCA) no host no qual os aplicativos do Genesys daemon estão sendo executados. O LCA não foi iniciado ou está escutando em uma porta diferente da especificada na configuração. Uma condição de Host Inacessível também é referida como Inativa.
Erro de Licença Relata que um erro de licença ocorreu.
Serviço Indisponível Relata que um componente do Genesys não pode fornecer serviços devido a algumas razões internas.
Host Indisponível Relata que um host no qual os aplicativos do Genesys daemon estão sendo executados está indisponível (desligado).
Host Inalcançável Relata que o Management Layer não pode alcançar o host no qual os aplicativos do Genesys daemon estão sendo executados (sem roteador para o host).
Alteração Não Planejada do Status da Solução Relata que o status de uma Solução foi alterado de Iniciado para Pendente, mas sem quaisquer solicitações para interromper a Solução. Isso pode indicar uma falha em um dos componentes da Solução.
Perda do Message Server da Conexão do Banco de dados Relata que o Message Server perdeu a conexão com o Centralized Log Database.

Para obter mais informações sobre Condições de Alarme predefinidas, consulte o Management Layer User's Guide.

É possível personalizar a linha de Assunto e o corpo de um e-mail de Reação de Alarme criando um modelo, usando texto puro e qualquer uma das variáveis reservadas que representam informações específicas sobre o alarme:

Variável Descrição
$REACT_NAME O nome da Reação de Alarme.
$COND_ID O ID da Condição do Alarme.
$COND_NAME O nome da condição de alarme.
$COND_CTGR A categoria da Condição de Alarme.
$APP_ID O ID do Aplicativo.
$APP_NAME O nome do aplicativo.
$APP_TYPE O tipo do Aplicativo.
$MSG_ID O ID da Mensagem.
$MSG_DESCR O texto da Mensagem.
$$ O caractere do sinal de dólar ($).

É possível usar esse script de Reação de Alarme com a frequência apropriada. Para cada uso, o texto do e-mail é automaticamente personalizado para a situação específica.

Exemplo

Um exemplo de e-mail da Reação de alarme usa o seguinte modelo:

Assunto:

$COND_ID detectado em $APP_NAME

Mensagem:

Foi detectada sobrecarga da CPU pelo Genesys Solution Management Layer para o Host1.

Reação de Alarme: $REACT_NAME

Condição de alarme:

ID: $COND_ID

NOME: $COND_NAME

Categoria: $COND_CTGR

Aplicativo:

ID: $APP_ID

Nome: $APP_NAME

Tipo: $APP_TYPE

No cenário a seguir, o sistema detecta uma sobrecarga da CPU no Solution Control Server, dispara um alarme e envia o seguinte e-mail em resposta: Note como os nomes de variáveis foram substituídos pelos valores reais apropriados para o cenário do alarme.

Assunto:

Detectada CPU_overload no Solution_Control_Server_760

Mensagem:

Foi detectada sobrecarga da CPU pelo Genesys Solution Management Layer para o Host1.

Reação de alarme: cpu_overload_mail

Condição de alarme:

ID: 118

NOME: CPU_overload

Categoria: Principal

Aplicativo:

ID: 105

Nome: Solution_Control_Server_760

Tipo: SCS

category:Genesys Administrator Extension category:Genesys Administrator Extension User Guide

Esta página foi modificada pela última vez em 17 de dezembro de 2014, às 18h03min
Comments or questions about this documentation? Contact us for support!