Scripts

Os Scripts identificam os tratamentos ou cenários de processamento que podem ser aplicados às interações de clientes. Por exemplo, um Script de reação de alarme especifica como reagir quando uma Condição de alarme é disparada.

Importante
Dependendo do tipo de Aplicativo, um cenário ou tratamento em si pode fazer parte do objeto de Script e, nesse caso, ele é listado na guia Opções do objeto de Script.

Para obter mais informações sobre Scripts, consulte o Management Layer User's Guide ou a documentação específica para seu produto.

A lista Scripts mostra os Scripts do seu ambiente. A lista é organizada em uma hierarquia, começando por tenants, unidades de configuração, estações e pastas. Para exibir objetos por uma determinada hierarquia, selecione o tipo de hierarquia no menu suspenso acima da lista.

Importante
Scripts que estão desabilitados aparecem acinzentados na lista.

Configuration Manager respeita as configurações de permissão de tenancy. Você pode acessar apenas os objetos para os quais tem permissão e privilégios de acesso.

Você pode filtrar o conteúdo dessa lista de dois modos:

  • Digite o nome de um objeto ou parte dele no campo Filtro Rápido.
  • Clique no ícone de cubo para abrir o painel de filtro Diretório de Tenant. Nesse painel, clique no Tenant que você deseja selecionar. Use o campo Filtro Rápido nesse painel para filtrar a lista de Tenant.

Você pode classificar os itens na lista clicando no cabeçalho da coluna. Ao clicar no cabeçalho de uma coluna pela segunda vez, a ordem de classificação é invertida. É possível adicionar ou remover colunas, clicando em Selecione colunas.

Para marcar ou desmarcar vários objetos de uma vez, clique em Selecionar.

Para criar um novo objeto de Script, clique em Novo. Para visualizar ou editar os detalhes de um objeto existente, clique no nome do objeto ou na caixa de seleção ao lado de um objeto e clique em Editar. Para excluir um ou mais objetos, clique na caixa de seleção ao lado do(s) objeto(s) na lista e clique em Excluir. É possível excluir objetos individuais, clicando no objeto e então em Excluir. Quando se exclui um Script, ele é removido do Configuration Database e da Condição de Alarme com o qual ele está associado. Caso contrário, clique em Mais para executar as seguintes tarefas:

  • Clonar—Copie um Script.
  • Mover Para—Mova um Script para outra estrutura hierárquica.
  • Habilitar ou Desabilitar Scripts.
  • Criar uma pasta, unidade de configuração ou site. Consulte Hierarquia do Objeto para obter mais informações.

Clique no nome de um Script para visualizar informações adicionais sobre o objeto. Você também pode definir opções e permissões e exibir dependências.

Criar objetos de Scripts

Procedure: Criar objetos de script

Purpose: Para criar objetos de Script.

Prerequisites

Você está na janela Scripts do Configuration Manager.

Steps

  1. Clique em Novo.
  2. Insira as seguintes informações. Para alguns campos, é possível inserir o nome de um valor ou clicar em Procurar para selecionar um valor de uma lista:
    • Nome—O nome do Script. É preciso especificar um valor para esta propriedade e esse valor deve ser exclusivo na Configuração do Banco de Dados (em ambiente empresarial) ou no Tenant (em ambiente Multi-Tenant).
    • Tipo de Script—O tipo de Script. É necessário especificar um tipo. Uma vez definido, o valor não poderá ser alterado.
    • Tenant—Em um ambiente multi-tenant, o Tenant ao qual esse objeto pertence. Este valor é definido automaticamente ao Tenant especificado no campo Diretório de Tenant na lista de objetos.
    • Estado Habilitado—Se selecionado, indica que o objeto está em condições normais de operação e pode ser usado sem restrições.
  3. Clique em Salvar.

Procedure: Criar objetos de script de condição de alarme

Purpose: Para criar objetos de Script para Condições de alarme.

Prerequisites

Você está na janela Scripts de Reação/Detecção do Configuration Manager.

Steps

  1. Clique em Novo.
  2. Insira as seguintes informações. Para alguns campos, é possível inserir o nome de um valor ou clicar em Procurar para selecionar um valor de uma lista:
    • Nome—O nome do Script. É preciso especificar um valor para esta propriedade e esse valor deve ser exclusivo na Configuração do Banco de Dados (em ambiente empresarial) ou no Tenant (em ambiente Multi-Tenant).
    • Tipo de Script—O tipo de Script. É necessário especificar um tipo. Uma vez definido, o valor não poderá ser alterado.
      • Reação de alarme—Veja a guia Scripts de alarme acima para obter mais informações sobre os scripts de Reação de alarme.
        • Tipos de reação de alarme—Selecione a ação que deve ser tomada quando este Script for acionado. Os campos de texto disponíveis mudam para exibir informações pertinentes à sua seleção.
      • Detecção de alarme—Veja a guia Scripts de alarme acima para obter mais informações sobre as opções que você pode definir para scripts de Detecção de alarme.
        • Tipos de detecção—Selecione a ação que deve ser tomada quando este Script for acionado. Os campos de texto disponíveis mudam para exibir informações pertinentes à sua seleção.
    • Estado Habilitado—Se selecionado, indica que o objeto está em condições normais de operação e pode ser usado sem restrições.
  3. Clique em Salvar.

Selecione um dos seguintes tipos de script para saber mais:

Scripts de detecção de alarme

Scripts de Detecção de Alarme identificam quais variáveis de sistema do Management Layer devem monitorar para acionar o alarme.

As variáveis do sistema que o Management Layer pode monitorar (também conhecidas como parâmetros de detecção de alarme avançado) incluem:

  • Limiar Variável do Sistema Host—Possibilita que se especifique o valor de uma alteração irregular que pode ocorrer em um certo intervalo na CPU ou no uso de memória em um determinado host.
  • Limiar Variável do Sistema do Aplicativo—Possibilita que se especifique o valor de uma alteração irregular que pode ocorrer em um certo intervalo na CPU do aplicativo ou no uso de memória.
  • Limiar Variável de SNMP Local—Possibilita que se especifique o valor de uma alteração irregular que pode ocorrer em um certo intervalo em qualquer variável SNMP recuperada de um arquivo Genesys MIB.
  • Limiar Variável de SNMP Remoto—Possibilita que se especifique o valor de uma alteração irregular que pode ocorrer em um certo intervalo em qualquer variável SNMP recuperada de um arquivo não Genesys MIB.
  • Aviso
    Os recursos de detecção de alarme relacionados ao SNMPP exigem que se tenha uma licença do Genesys SNMP para o Solution Control Server.
Importante
O Crescente Limiar, que aciona o alarme quando cruzado somente se o valor estiver aumentando, deve ser maior que o Limiar em Queda, que retira o alarme quando cruzado somente se o valor estiver em queda. Por exemplo, se o Limiar Crescente for 300, o Limiar de Queda deve ser menor que 300.

Scripts de reação do alarme

Scripts de Reação do Alarme identificam o que o Management Layer deve fazer quando o alarme ocorrer no, ou tiver sido retirado do sistema.

O Management Layer suporta os seguintes tipos de Scripts de Reação de Alarme:

  • Encerramento de um aplicativo específico.
  • Inicialização de um aplicativo específico.
  • Reinício de um aplicativo que informou o alarme.
  • Inicialização de uma solução específica.
  • Enviar uma mensagem por e-mail com informações sobre o alarme para endereços de Internet específicos. É possível personalizar o e-mail com detalhes específicos sobre o alarme.
  • A troca de operações do aplicativo que informou o alarme para seu aplicativo de backup, para aplicativos que executam em modo primário, modo de backup ou independente do modo.
  • Enviar um dispositivo SNMP com informações detalhadas sobre o alarme para um gerenciamento de rede geral.
  • Execução de um comando de sistema operacional.
  • Importante
    Para obter uma descrição dos comandos SO, especifique em um Script de Reação do Alarme, consulte o Management Layer User's Guide
  • Altere o valor da opção de configuração para o aplicativo especificado ou para o aplicativo que informou sobre o alarme.

category:Genesys Administrator Extension category:Genesys Administrator Extension User Guide

Esta página foi modificada pela última vez em 17 de dezembro de 2014, às 18h04min
Comments or questions about this documentation? Contact us for support!