DNs

DNs são dispositivos de comunicação, identificados com exclusividade por seus números de diretório (DNs), onde as interações de clientes (por exemplo, chamadas telefônicas ou e-mails) residem e são manipuladas.

Como a maioria dos tipos de DNs representa os dispositivo reais do sistema de telefonia, a sua especificação no Configuration Database deve sempre corresponder às suas configurações de Switch. Lembre-se de que o Genesys Administrator Extension não tem meios de verificar essa correspondência.

Como regra geral, alterações feitas nas configurações de DN no Configuration Database devem sempre seguir alterações feitas nos DNs dentro do sistema telefônico, e nunca ao contrário.

A lista DNs mostra as DNs do seu ambiente. A lista é organizada em uma hierarquia, começando por tenants, unidades de configuração, estações e pastas. Para exibir objetos por uma determinada hierarquia, selecione o tipo de hierarquia no menu suspenso acima da lista.

Importante
  • A lista de Switches é exibida ao selecionar DNs no Configuration Manager. Para acessar a lista DNs, primeiro você deve selecionar um objeto de Switch e então uma pasta de DN.
  • DNs que estão desabilitados aparecem acinzentados na lista.

Configuration Manager respeita as configurações de permissão de tenancy. Você pode acessar apenas os objetos para os quais tem permissão e privilégios de acesso.

Você pode filtrar o conteúdo dessa lista de dois modos:

  • Digite o nome de um objeto ou parte dele no campo Filtro Rápido.
  • Clique no ícone de cubo para abrir o painel de filtro Diretório de Tenant. Nesse painel, clique no Tenant que você deseja selecionar. Use o campo Filtro Rápido nesse painel para filtrar a lista de Tenant.

Você pode classificar os itens na lista clicando no cabeçalho da coluna. Ao clicar no cabeçalho de uma coluna pela segunda vez, a ordem de classificação é invertida. É possível adicionar ou remover colunas, clicando em Selecione colunas.

Clique em Agrupar por para agrupar objetos por vários critérios.

Para marcar ou desmarcar vários objetos de uma vez, clique em Selecionar.

Para criar um novo objeto de DN, clique em Novo. Para visualizar ou editar os detalhes de um objeto existente, clique no nome do objeto ou na caixa de seleção ao lado de um objeto e clique em Editar. Para excluir um ou mais objetos, clique na caixa de seleção ao lado do(s) objeto(s) na lista e clique em Excluir. É possível excluir objetos individuais, clicando no objeto e então em Excluir.

Importante
Quando um DN é excluído, ele é removido do Configuration Database e do Grupo de DN do qual é um membro. Se deseja remover um DN de um Grupo de DN do qual ele é um membro, mas deseja deixá-lo no Configuration Database e disponibilizá-lo para tornar-se membro de outro Grupo de DN, você deve removê-lo da guia DNs do Grupo de DN
.

Caso contrário, clique em Mais para executar as seguintes tarefas:

  • Clonar—Copie uma DN.
  • Mover Para—Mova um DN para outra estrutura hierárquica.
  • Habilitar ou Desabilitar DNs.
  • Criar uma pasta, unidade de configuração ou site. Consulte Hierarquia do Objeto para obter mais informações.

Clique no nome de uma DN para visualizar informações adicionais sobre o objeto. Você também pode definir opções e permissões e exibir dependências.


Procedure: Criar objetos DN


Steps

  1. Clique no objeto Switch no qual você deseja criar um DN.
  2. Clique na pasta DN na qual você deseja criar um DN.
  3. Clique em Novo.
  4. Insira as seguintes informações. Para alguns campos, é possível inserir o nome de um valor ou clicar em Procurar para selecionar um valor de uma lista:
    • Número—Um número de diretório atribuído a esse DN na Switch. É preciso especificar um valor para esta propriedade, que deve ser exclusivo no Switch para todos os tipos de DN, exceto do tipo Rótulo de Destino. Uma vez definido, o valor não poderá ser alterado. O Genesys Administrator Extension não verifica a correspondência entre os números atribuídos a DNs e o plano de numeração de switch definido pela propriedade Intervalo de DN do Switch. Se as especificações do T-Server determinarem que essa correspondência é importante em um ambiente, certifique-se de que o Intervalo de DN especificado cobre todos os números de DN definidos na Switch em questão.
    • Tipo—O tipo deste DN. Uma vez definido, o valor não poderá ser alterado.
    • Switch—O Switch ao qual pertence esse DN. É preciso especificar um valor para esta propriedade. Uma vez definido, o valor não poderá ser alterado.
    • Associação—Uma entidade associada permanentemente a esse DN (por exemplo, um número de porta URA, um nome de canal ou um número de acesso). Em DN do tipo Ponto de roteamento externo, este número pode ser necessário para substituir o número de diretório DN real e para fazer chamadas para esse ponto de roteamento a partir de um outro Switch.
    • Registrar—Indica se o T-Server deve registrar esse DN no Switch. É preciso especificar um valor para esta propriedade. Do menu suspenso, selecione um dos valores a seguir:
      • Falso—O T-Server nunca deverá registrar no switch o DN em questão, mas processá-lo localmente.
      • Verdadeiro—O T-Server sempre deverá registrar o DN no switch durante a inicialização do T-Server ou a reconexão.
      • On-Demand—O T-Server deverá registrar o DN somente quando um cliente do T-Server solicitar o registro. Consulte a documentação do T-Server para obter mais informações.
    • Aviso
      Os dois últimos valores forçam o T-Server a registrar esse DN independentemente de estar ativo ou inativo.
    • Alias—Um nome alternativo para este DN. Será necessário especificar um valor para esta propriedade se o DN for utilizado como um destino em instruções de roteamento. Se esse valor for especificado, deve ser exclusivo na Configuração do Banco de Dados (em um ambiente empresarial) ou no Tenant (em um ambiente Multi-Tenant).
    • Tipo de rota—O tipo de roteamento que se aplica a este DN. É preciso especificar um valor para esta propriedade.
    • Grupo de DN—O Grupo de DN ao qual pertence esse DN.
    • Ignorar—Valor a ser usado como o valor Ignorar em vez de valor de número ou nome para acessar este DN em certos tipos de roteamento. É necessário especificar um valor Ignorar e ele precisa ser único no Switch.
    • Importante
      Para especificar um valor no campo Ignorar, você deve garantir que a caixa de seleção Usar Ignorar esteja marcada.
    • ID de login—O identificador de login usado para ativar esse DN. Alguns tipos de sistemas de comutação exigem que o código de login utilizado para ativar um determinado DN esteja permanentemente associado a este DN. Nesse caso, o ID de login pode ser aplicado a estes tipos de DN: Posição DAC, Extensão, Porta de tratamento de voz, Correio de voz ou Misto.
    • Tipo específico de switch—Um inteiro que corresponde a uma combinação de configurações específicas do switch para este login de DN. Ele identifica o tipo de dispositivo ( por exemplo, Extensão, Posição DAC ou Tronco) para cada switch (PBX) que o T-Server suporta. É único para cada configuração de switch/DN/T-Server. Basicamente, ele dá uma referência cruzada para Tipos de DN entre T-Server e PBX. É preciso especificar um valor para esta propriedade e o valor deve ser 1 ou maior. Para mais informações, consulte o Framework T-Server Deployment Guide do seu T-Server específico.
    • Número de troncos—O número de troncos associados a este DN. É aplicável somente se a propriedade Tipo possuir um valor Objetivo de Rede. O valor padrão é 0.
    • Tenant—Em um ambiente multi-tenant, o Tenant ao qual esse objeto pertence. Este valor é definido automaticamente ao Tenant especificado no campo Diretório de Tenant na lista de objetos.
    • Estado Habilitado—Se selecionado, indica que o objeto está em condições normais de operação e pode ser usado sem restrições.
  5. Clique em Salvar.

Tipo de DN Descrição
Recurso de Acesso Um recurso de acesso de switch a ser utilizado em um ambiente de várias estações para roteamento externo.
Posição DAC Um ramal designado somente para interações de clientes.
Fila DAC Um dispositivo em Switch normalmente associado a diversos destinos, onde as interações de clientes aguardam enquanto o sistema de controle

procura um destino disponível.

Porta de Processamento de Chamada Um ramal conectado a uma porta de equipamento de processamento da chamada.
Chat Um endereço de Chat.
Co-Navegação Um endereço de Co-Navegação.
DN de comunicação Um dispositivo virtual que os aplicativos utilizam para comunicar-se uns com os outros através do mecanismo de Evento do Usuário.
Endereço de E-mail Um endereço de E-mail.
Extensão Uma linha de ramal normal.
Ponto de Roteamento Externo Um recurso ISCC (Inter Server Call Control) dedicado ao suporte das funções de roteamento externo e sobrecarga de chamadas.
Fax Um ramal conectado a um equipamento de fax.
Misto Uma linha de ramal que pode ser usada como um Ramal e também como uma Posição DAC.
Estação móvel Uma estação móvel.
Modem Um ramal conectado a equipamento de comunicação de dados.
Porta de música Uma fonte de música.
Destino na rede Um número de objetivo em roteamento de rede.
Ponto de Roteamento Um dispositivo em um Switch, não associado a qualquer destino específico, onde as interações de clientes aguardam enquanto um aplicativo de roteamento toma decisões de roteamento.
Fila de Roteamento Um dispositivo de telefonia que pode ser usado como Ponto de Roteamento e também como Fila DAC.
Número de serviço Um número de serviço usado como um Ponto de Roteamento em um roteamento de rede.
Linha de junção Um canal de comunicação direta entre dois Switches de uma rede telefônica privada.
Grupo de linhas de junção Um grupo de linhas de junção formando uma rota.
Tronco Um canal de comunicação entre a rede telefônica pública e uma rede telefônica particular.
Grupo de troncos Um grupo de troncos formando uma rota.
Porta de vídeo sobre IP Uma porta de canal de vídeo.
Fila virtual Um dispositivo virtual, criado e mantido por um switch, com atividade idêntica a uma Fila DAC.
Ponto de Roteamento Virtual Um dispositivo virtual, criado e mantido por um switch, com atividade idêntica a um Ponto de Roteamento.
Correio de voz Um canal de correio de voz.
Porta de voz sobre IP Uma porta de Voz sobre IP (VoIP).
Serviço de voz sobre IP Um Serviço de VoIP.
Porta de tratamento de voz Um ramal conectado a uma porta de equipamento de áudio eletrônico (por exemplo, URA).
Workflow Um recurso de Workflow.

category:Genesys Administrator Extension category:Genesys Administrator Extension User Guide

Esta página foi modificada pela última vez em 17 de dezembro de 2014, às 18h09min
Comments or questions about this documentation? Contact us for support!