O Painel do Sistema ajuda a monitorar o contact center. Exibe um resumo de alto nível das operações atuais do seu ambiente, que inclui:
Alarmes Ativos—Um resumo dos alarmes ativos.
Hosts—Um resumo dos hosts do seu ambiente e seus status.
Aplicativos—Um resumo dos aplicativos do seu ambiente e seus status.
Soluções—Um resumo das soluções do seu ambiente e seus status.
Importante
Os painéis não são suportados pelo Internet Explorer 8 ou anterior.
O GAX precisa ter uma conexão ao Solution Control Server (SCS) para o Painel do Sistema funcionar. Consulte a Etapa 5: Adicionar conexão SCS de Implantando Genesys Administrator Extension via Modo de Configuração no Genesys Administrator Extension Deployment Guide para obter mais informações.
Clique em uma guia abaixo para saber mais.
O widget Alarmes mostra uma lista de alarmes Críticos, Principais e Menores ativos no sistema, classificados por prioridade. O widget é atualizado automaticamente quando um novo alarme é ativado.
Importante
Um alarme ativo está visível somente se você tiver acesso ao aplicativo que gerou o alarme.
Clique no menu contextual (três pontos verticais) no cabeçalho do widget para acessar as opções específicas deste widget. Incluem:
Expandir para Guia—Expanda este widget para uma guia maximizada para mostrar mais informações e opções.
Editar—Edite o nome desse widget.
Importante
Para que o Genesys Administrator Extension monitore o sistema, os componentes do Management Layer precisam ser implantados no sistema e o Genesys Administrator Extension deve ser implantado com conexões ao Solution Control Server. Para obter instruções detalhadas, consulte o Management Framework Deployment Guide.
Cada Alarme na lista exibe um dos seguintes status:
Crítico
Principal
Menor
Desconhecido
Clique em Expandir para Guia para transformar este widget em uma guia. Na guia Alarmes, você pode executar a seguinte ação:
Você está usando a guia Alarmes. Se estiver usando o widget Alarmes, clique no menu contextual (três pontos) e selecione Expandir para Guia.
Steps
Na guia Alarmes, marque a caixa de seleção ao lado do(s) Alarme(s) que deseja desabilitar.
Clique em Mais e selecione Limpar.
Solução de Problemas para Visualizar Alarmes
Se um evento configurado para gerar um alarme não resultar em um alarme, verifique se:
A Condição de Alarme correspondente está configurada corretamente.
O evento de log correspondente foi gerado. Para verificar isso, veja se o evento de log é exibido em um arquivo de texto local.
O Aplicativo que gera o evento está configurado para enviar o respectivo log a um Message Server de rede.
O log de rede do Aplicativo é definido para Interação ou Rastreamento dependendo do nível de log relatado (Interação ou Rastreamento).
O Message Server está recebendo eventos de log gerados pelo Aplicativo. Verifique o log do Message Server.
O Solution Control Server está conectado ao Message Server.
O Solution Control Server recebe mensagens de alarme do Message Server. Verifique o log do Solution Control Server.
O Genesys Administrator Extension está conectado corretamente ao Solution Control Server.
O widget Aplicativos exibe uma lista dos Aplicativos no sistema. Aplicativos com status Desconhecido são exibidos na parte superior da lista. Este widget se atualiza automaticamente quando o status de um Aplicativo muda.
Clique no menu contextual (três pontos verticais) no cabeçalho do widget para acessar as opções específicas deste widget. Incluem:
Expandir para Guia—Expanda este widget para uma guia maximizada para mostrar mais informações e opções.
Editar—Edite o nome desse widget.
Cada Aplicativo na lista tem um status, que pode ser um dos seguintes:
Indica que um aplicativo está executando as etapas de inicialização, o que envolve:
Iniciando o aplicativo.
Lendo os dados de configuração do Configuration Database.
Verificando esses dados em relação à integridade e completude.
Estabelecendo conexões com todos os recursos de acordo com os dados de configuração fornecidos.
Neste estágio, o aplicativo está conectado ao LCA (Local Control Agent) executado neste host, mas não está pronto para oferecer o serviço (por exemplo, para aceitar conexões do cliente).
Iniciado
Atribuído do momento que um aplicativo está completamente inicializado; isto é, quando o aplicativo:
Leu e verificou a configuração.
Estabeleceu conexões com todos os recursos necessários.
Está pronto para fornecer seu serviço.
Está conectado ao LCA que está sendo executado neste host.
Este status não necessariamente significa que o aplicativo está executando a função. Para iniciar o trabalho, alguns aplicativos podem exigir operações de controle específico da solução por meio de suas interfaces de usuário. Para mais informações, consulte a documentação específica da solução.
Serviço Indisponível
Indica que, apesar de um aplicativo estar sendo executado, ele não pode oferecer o serviço, por alguma razão interna.
Iniciar com Pendência
O aplicativo está sendo ativado. O Solution Control Server (SCS) executou o comando de Inicialização, mas o aplicativo ainda não se conectou ao LCA no seu host. Este status existe somente para o intervalo entre o comando de início do aplicativo e o relatório do LCA de que o aplicativo está sendo conectado.
Interrompido
Indica que um aplicativo está instalado e configurado no sistema, mas não foi iniciado. Em outras palavras, o aplicativo não foi ativado ou foi encerrado de forma inesperada.
Interromper Pendência
O aplicativo está sendo encerrado. O aplicativo aceitou o comando de Interrupção do SCS, mas ainda não desconectou do LCA no seu host. Este status existe somente para o intervalo entre a instrução para interromper o aplicativo e o encerramento real. Normalmente, o estágio Pendente envolve algumas funções de wrapup, fechamento de todas as conexões abertas, encerramento e detecção do encerramento por LCA.
Suspenso
Indica que um aplicativo recebeu uma solicitação para encerrar normalmente e parou de aceitar novas conexões e parou de processar todas as conexões e solicitações atuais.
Suspendendo
Indica que um aplicativo recebeu uma solicitação para encerrar normalmente e parou de aceitar novas conexões e solicitações do cliente. Ainda está processando conexões e solicitações atuais.
Desconhecido
Indica que o Management Layer não pode fornecer informações confiáveis sobre o status atual do aplicativo. Em outras palavras, a SCS não está conectado ao LCA no host em que o aplicativo está configurado para execução. Este status não necessariamente significa que o aplicativo não pode executar a função.
Importante
Todos os aplicativos de desktop da GUI são exibidos com um status de Desconhecido.
Clique em Expandir para Guia para transformar este widget em uma guia. Na guia Aplicativos, você pode executar as seguintes ações:
A inicialização do aplicativo por meio do Genesys Administrator Extension não significa, necessariamente, que o Aplicativo inicia imediatamente, executando sua função. Aplicativos são componentes de estruturas de níveis mais altos denominadas Soluções e a maioria funciona somente como parte das Soluções às quais eles pertencem. A Genesys recomenda a ativação de Aplicativos únicos somente para objetivos de manutenção ou durante atualizações online. No modo de produção normal, sempre inicie uma Solução completa.
Não é possível iniciar ou interromper um Aplicativo do tipo Database Access Point.
Procedure: Iniciando um Aplicativo
Prerequisites
Você está usando a guia Aplicativos. Se estiver usando o widget Aplicativos, clique no menu contextual (três pontos) e selecione Expandir para Guia.
Steps
Na guia Aplicativos, marque a caixa de seleção ao lado do(s) Aplicativo(s) que deseja iniciar.
Clique em Mais e selecione Iniciar.
O Genesys Administrator Extension notifica o Solution Control Server, que usa o Local Control Agent para ativar o Aplicativo remotamente.
A inicialização do Aplicativo demora um pouco, dependendo de:
Valor dos dados de configuração que o Aplicativo deve ler do Configuration Database.
O tempo que demora para verificar a integridade e a completude dos dados.
O número de conexões de rede que o Aplicativo deve configurar para outros recursos de sistema.
Enquanto um Aplicativo estiver sendo inicializado, o seu status muda de Interrompido para Pendente. Quando o Aplicativo é iniciado, seu status muda de Pendente para Em execução.
Em alguns cenários, um Aplicativo pode depender de componentes internos e/ou externos para executar as suas funções. Nesses casos, o status do Aplicativo pode mudar conforme o seguinte:
De Interrompido para Pendente para Inicializando e, possivelmente, para Serviço Indisponível.
De Inicializando ou Serviço Indisponível para Iniciado somente depois que todos os componentes internos e externos estiverem prontos.
O Genesys Administrator informa sobre o início bem-sucedido de um Aplicativo somente se o Aplicativo tiver informado Iniciado ou Serviço Indisponível como status no período de tempo limite configurado.
Importante
É possível iniciar um Aplicativo somente se o status atual for Interrompido.
É possível iniciar um Aplicativo somente se tiver permissão de Executar para o objeto de configuração do Aplicativo.
Se um Aplicativo for instalado como um Serviço, ele será iniciado como um Serviço.
Interromper um Aplicativo pode causar a interrupção de algumas ou de todas as Soluções em execução às quais o Aplicativo pertence.
Esta ação é semelhante ao comando Interrupção Tranquila no Genesys Administrator. Ao interromper um Aplicativo, o Aplicativo deixa de aceitar novas solicitações e deixa de processar as solicitações que possui na fila.
Só é possível interromper um Aplicativo se:
O seu status atual for Iniciado, Serviço Indisponível ou Pendente. Não é possível interromper um Aplicativo normalmente se o status for Suspendendo ou Suspenso.
O usuário tiver permissão para Executar o objeto do Aplicativo.
Procedure: Interrompendo um Aplicativo
Prerequisites
Você está usando a guia Aplicativos. Se estiver usando o widget Aplicativos, clique no menu contextual (três pontos) e selecione Expandir para Guia.
Steps
Na guia Aplicativos, marque a caixa de seleção ao lado do(s) Aplicativo(s) que deseja interromper.
Clique em Mais e selecione Interromper.
O Genesys Administrator Extension notifica o Solution Control Server, que usa o Local Control Agent para encerrar o Aplicativo remotamente.
Suporte para Encerramento Normal
Caso não tenha certeza se um Aplicativo suporta o encerramento normal, é possível usar a opção de configuração suspending-wait-timeout para configurar um tempo limite. Fazer isso garantirá que o Aplicativo seja encerrado normalmente se ele suportar encerramentos normais; caso contrário, ele será interrompido de forma anormal. Consulte o Framework Configuration Options Reference Manual para obter mais informações sobre esta opção de configuração.
Interromper um Aplicativo pode causar a interrupção de algumas ou de todas as Soluções em execução às quais o Aplicativo pertence.
Ao interromper um Aplicativo de forma inesperada (de forma anormal), o Aplicativo interrompe imediatamente o processamento de todas as solicitações, novas e atuais. Só pode interromper um Aplicativo se:
O seu status atual for Iniciado, Serviço Indisponível, Pendente, Suspendendo ou Suspenso.
O usuário tiver permissão para Executar o Aplicativo.
Procedure: Usando Forçar Interrupção em um aplicativo
Prerequisites
Você está usando a guia Aplicativos. Se estiver usando o widget Aplicativos, clique no menu contextual (três pontos) e selecione Expandir para Guia.
Steps
Na guia Aplicativos, marque a caixa de seleção ao lado do(s) Aplicativo(s) que deseja interromper.
Clique em Mais e selecione Forçar Interrupção.
O Genesys Administrator Extension notifica o Solution Control Server, que usa o Local Control Agent para encerrar o Aplicativo remotamente.
Esta ação alterna manualmente um objeto de Backup para um objeto Primário.
Para realizar uma troca manual, você deve:
Ter uma licença apropriada para o Management Layer realizar a troca. Se nenhuma licença estiver presente, esta opção estará desativada.
Ter permissão para Executar o Aplicativo.
Importante
Troca manual não é permitida para Aplicativos dos seguintes tipos:
Configuration Server
Database Access Point
Solution Control Server
Procedure: Usando Alternar Modo em um Aplicativo
Prerequisites
Você está usando a guia Aplicativos. Se estiver usando o widget Aplicativos, clique no menu contextual (três pontos) e selecione Expandir para Guia.
Steps
Na guia Aplicativos, marque a caixa de seleção ao lado do(s) Aplicativo(s) que deseja alternar manualmente de Backup para Primário.
Clique em Mais e selecione Alternar Modo.
Dica
Também é possível iniciar e interromper aplicativos clicando no nome de status na guia Aplicativos. Por exemplo, se um aplicativo tem um status de Iniciado e você clicar no nome do status, o aplicativo tenta interromper. Da mesma forma, se um aplicativo tem um status de Interrompido e você clicar no nome do status, o aplicativo tenta iniciar.
O widget Hosts exibe uma lista de Hosts no seu ambiente. Esta lista se atualiza automaticamente quando o status de um Host muda.
Clique no menu contextual (três pontos verticais) no cabeçalho do widget para acessar as opções específicas deste widget. Incluem:
Expandir para Guia—Expanda este widget para uma guia maximizada para mostrar mais informações e opções.
Editar—Edite o nome desse widget.
Cada Host na lista tem um status, que pode ser um dos seguintes:
Indica que o Solution Control Server (SCS) conectou-se com sucesso ao Local Control Agent (LCA) que está sendo executado no host e que, portanto, pode controlar e monitorar todos os aplicativos localizados neste host.
Para baixo
Indica que o SCS não pode se conectar ao LCA que está sendo executado em dado host, ou que ele perdeu uma conexão estabelecida anteriormente. Este status indica uma das seguintes opções:
LCA não foi iniciado no host, encerrou ou parou de responder.
LCA não está configurado corretamente no Configuration Database.
Se não for possível identificar o problema, consulte o Management Layer Troubleshooter na Framework Solution Control Interface Help para obter assistência.
Indisponível
Indica que o SCS não pode conectar-se ao LCA que está sendo executado no host, ou que ele perdeu uma conexão estabelecida anteriormente porque o host não foi iniciado ou falhou.
Inalcançável
Indica que o SCS não pode se conectar ao LCA que está sendo executado no host, ou que ele perdeu a conexão estabelecida anteriormente por conta de um problema de conectividade de rede entre o SCS e o host. Especificamente, não há nenhum roteamento ao host.
Desconhecido
Indica uma de duas situações:
Em uma configuração de SCS distribuído, o SCS ao qual o Genesys Administrator está conectado não pode se conectar ou perdeu conexão estabelecida anteriormente com outro SCS distribuído que foi atribuído ao host.
O Genesys Administrator Extension não pode se conectar ao, ou perdeu a conexão com o, SCS no host. Neste caso, o Genesys Administrator Extension irá mostrar todos os hosts com um status Desconhecido.
Clique em Expandir para Guia para transformar este widget em uma guia. Na guia Hosts, você pode executar a seguinte ação:
Clique no ícone de gráfico ao lado de um Host para exibir as suas estatísticas. Na janela Informações de Host, é possível exibir informações nas seguintes guias:
Hosts
Processos
Serviços
Gráficos
Hosts
A guia Host exibe informações sobre CPU e uso da memória em formato tabular. As informações em tempo real para cada CPU são divididas conforme o seguinte.
Hora do Usuário (%)
Tempo do Kernel (%)
Tempo Não Ocioso (%)
A guia também exibe informações de memória em tempo real, em kilobytes:
Memória Virtual Usada
Memória Virtual Total
Processos
A guia Processos exibe todos os processos em execução no host. Para cada processo, a guia Processos exibe o seguinte:
Nome
PID (identificador de processo)
Uso de CPU (%)
Uso de Memória (MB)
Prioridade
Serviços
Importante
Esta guia é somente exibida para hosts baseados no Windows.
A guia Serviços exibe programas instalados para serem executados como Serviços do Windows no host selecionado. Esta guia somente exibe informações sobre computadores host que estão executando um sistema operacional Windows suportado pela Genesys.
Para cada serviço, a guia Serviços indica:
Nome—o nome real do programa instalado como um Serviço do Windows.
Nome Exibido—o nome de serviço do programa, como ele aparece na janela Serviços.
Estado—o estado atual do serviço.
Código de Saída do Win32—o código de erro relatado para um erro que ocorre durante uma inicialização ou encerramento do serviço.
Código de Saída Svc—o código de erro específico do serviço relatado para um erro que ocorre durante uma inicialização ou encerramento do serviço.
Ponto de Verificação—o indicador de progresso da operação que o serviço usa durante uma operação longa.
Dica de Espera—o intervalo, em milissegundos, durante o qual a etapa operacional atual deve ser concluída.
Consulte a documentação para o seu sistema operacional Microsoft Windows para obter mais informações.
Gráficos
A guia Gráficos exibe um gráfico da utilização da memória e do processador no host.
O widget Soluções mostra uma lista de Soluções no seu ambiente. Esta lista se atualiza automaticamente quando o status de uma Solução muda.
Clique no menu contextual (três pontos verticais) no cabeçalho do widget para acessar as opções específicas deste widget. Incluem:
Expandir para Guia—Expanda este widget para uma guia maximizada para mostrar mais informações e opções.
Editar—Edite o nome desse widget.
Cada Solução na lista tem um status, que pode ser um dos seguintes:
Indica que uma solicitação para iniciar a solução foi enviada pelo SCS, mas alguns aplicativos ainda precisam ser iniciados na solução.
Iniciado
Indica que uma solução está pronta para realizar a sua função principal, ou seja, todos os componentes de soluções obrigatórios foram reportados com o status Iniciado.
Esse status não significa necessariamente que a solução está realmente realizando a sua função. Para começar a funcionar, algumas soluções podem exigir operações de controle adicionais, específicas da solução, por meio das interfaces de seus usuários. Para mais informações, consulte a documentação específica da solução.
Interromper Pendência
Indica que uma solicitação para interromper a solução foi enviada pelo SCS, mas alguns aplicativos ainda precisam ser interrompidos na solução.
Interrompido
Indica que um ou mais componentes obrigatórios da solução não têm o status Iniciado; portanto, a solução não pode realizar a sua função. O status Interrompido pode indicar que uma solução, que ou não foi ativada ou falhou devido a um ou mais componentes obrigatórios, está indisponível.
Desconhecido
Indica que o Management Layer não pode fornecer informações confiáveis sobre o status da solução. Esse status não significa necessariamente que a solução não é capaz de realizar a sua função.
Clique em Expandir para Guia para transformar este widget em uma guia. Na guia Soluções, você pode executar as seguintes ações:
É possível iniciar uma Solução do Tipo de Solução Padrão ou Framework a partir do Genesys Administrator Extension somente se a Solução for criada usando um Assistente de Solução.
Procedure: Iniciando uma solução
Prerequisites
Você está usando a guia Soluções. Se estiver usando o widget Soluções, clique no menu contextual (três pontos) e selecione Expandir para Guia.
Steps
No widget Soluções, marque a caixa de seleção ao lado da(s) Solução(ões) que deseja iniciar.
Clique em Mais e selecione Iniciar.
O Genesys Administrator Extension envia o comando de Inicialização de cada Solução para o Solution Control Server (SCS). O SCS inicia as Soluções na ordem em que lê a sua configuração do Configuration Server e processa cada comando de Inicialização da mesma forma que faria para uma Solução que foi iniciada individualmente.
Importante
A inicialização completa da Solução pode levar algum tempo. A quantidade de tempo varia, dependendo do número e da localização de componentes da Solução e do tempo necessário para inicializar cada componente.
O SCS verifica o status de todos os componentes obrigatórios da Solução que estão configurados para serem controlados pelo Management Layer.
O Genesys Administrator Extension relata a inicialização bem-sucedida de uma Solução depois que todos esses componentes relatam um status de Iniciado dentro do tempo limite configurado. Quando a Solução é inicializada, o seu status altera de Interrompido para Iniciado.
Importante
É possível iniciar uma Solução somente se tiver a permissão de Executar para o objeto de configuração da Solução no Configuration Layer.
Por causa de um número de Soluções que pode compartilhar os mesmos aplicativos, alguns componentes de Solução podem ter um status de Iniciado antes de uma Solução ser iniciada.
Em configurações redundantes, ambos os componentes da Solução, primário e de backup, se iniciam simultaneamente; a eles são atribuídos modos de redundância de tempo de execução acordo com a sua configuração.
É possível interromper uma Solução do Tipo de Solução Padrão ou Framework no Genesys Administrator Extension somente se a Solução for criada usando um Assistente de Solução.
Esta ação é semelhante ao comando Interrupção Tranquila no Genesys Administrator. Ao interromper uma Solução com qualidade, todos os Aplicativos que compõem a Solução param de aceitar novas solicitações e concluem o processamento dessas solicitações que cada um tem atualmente em sua fila.
É possível interromper uma Solução com qualidade somente se tiver a permissão de Executar para o objeto da Solução.
Procedure: Usando Parar em uma Solução
Prerequisites
Você está usando a guia Soluções. Se estiver usando o widget Soluções, clique no menu contextual (três pontos) e selecione Expandir para Guia.
Steps
No widget Soluções, marque a caixa de seleção ao lado da(s) Solução(ões) que deseja interromper.
Clique em Mais e selecione Interromper.
O Genesys Administrator envia o comando Parar de cada Solução para o Solution Control Server (SCS). O SCS usa o Local Control Agent (LCA) para desativar os componentes de Solução pela ordem reversa da ordem de inicialização dos componentes. (A ordem de inicialização dos componentes é definida no objeto de configuração da Solução.)
Importante
Por causa de um número de Soluções que pode compartilhar os mesmos Aplicativos, alguns componentes de Solução podem continuar a ter um status de Iniciado antes de interromper a Solução, com qualidade ou não.
Em configurações redundantes, ambos os componentes de Solução, primário e de backup, são interrompidos simultaneamente.
É possível interromper uma Solução do tipo Solução Padrão ou Framework no Genesys Administrator Extension somente se a Solução for criada usando um Assistente de Solução.
Ao interromper uma Solução sem qualidade, a Solução é interrompida repentinamente e todos os seus aplicativos compostos imediatamente param de processar, tanto os novos quanto os atuais.
É possível interromper uma Solução dessa forma somente se tiver a permissão de Executar para o objeto da Solução.
Procedure: Usando Forçar Interrupção em uma Solução
Prerequisites
Você está usando a guia Soluções. Se estiver usando o widget Soluções, clique no menu contextual (três pontos) e selecione Expandir para Guia.
Steps
No widget Soluções, marque a caixa de seleção ao lado da(s) Solução(ões) que deseja interromper.
Clique em Mais e selecione Forçar Interrupção.
O Genesys Administrator Extension envia o comando Parar para cada Solução para o SCS, o qual usa o Local Control Agent (LCA) para desativar os componentes pela ordem reversa de inicialização dos componentes. (A ordem de inicialização dos componentes é definida no objeto de configuração da Solução.)
Importante
*Por causa de um número de Soluções que pode compartilhar os mesmos Aplicativos, alguns componentes de Solução podem continuar a ter um status de Iniciado antes de interromper a Solução, com qualidade ou não.
Em configurações redundantes, ambos os componentes de Solução, primário e de backup, são interrompidos simultaneamente.
Dica
Também é possível iniciar e interromper soluções clicando no nome de status na guia Soluções. Por exemplo, se uma solução tem um status de Iniciado e você clicar no nome do status, a solução tenta interromper. Da mesma forma, se uma solução tem um status de Interrompido e você clicar no nome do status, a solução tenta iniciar.