Configuration Manager
O Configuration Manager permite criar e gerenciar objetos de configuração a nível do sistema, como Condições de Alarme, Atributos de Negócios, Hosts, etc.
Visão Geral do Configuration Manager
A página Configuration Manager é um local central para visualizar e gerenciar os objetos de configuração usados pelo sistema. O Genesys Administrator Extension pode gerenciar objetos em configurações com um único Tenant e multi-tenant.
Os objetos de configuração, também conhecidos como objetos do Configuration Database, contêm os dados que os aplicativos e as soluções do Genesys necessitam para operar em um determinado ambiente. Esses objetos estão todos contidos no Configuration Database.
O Configuration Manager lista esses objetos por tipo. Por exemplo, objetos de configuração relacionados com campanhas de saída são listados sob o cabeçalho Saída.
Clique em um tipo de objeto de configuração para exibir uma lista de objetos de configuração relacionados no seu sistema. A partir desta lista, é possível editar ou excluir objetos de configuração existentes, ou criar um novo objeto de configuração.
Para exibir e gerenciar objetos de configuração para um Tenant específico, clique no ícone de cubo e insira o nome do Tenant no campo Diretório de Tenant. Por padrão, o Configuration Manager lista os objetos de configuração para o Tenant ao qual a sua conta de usuário pertence. Ao exibir objetos por Tenant, se você optar por criar um novo objeto, esse objeto será criado no diretório do Tenant.
Clique em um tópico abaixo para saber mais sobre o Configuration Manager.
Hierarquia do Objeto
[+] Clique aqui para revelar a seção
Importando/Exportando Dados
[+] Clique aqui para revelar a seção
Permissões Necessárias
[+] Clique aqui para revelar a seção
Manipulando Vários Objetos
[+] Clique aqui para revelar a seção
Nomeando Convenções
[+] Clique aqui para revelar a seção
Propriedades dos Objetos Comuns
Todos os objetos têm as seguintes propriedades e elementos de configuração:
- Nome—Os nomes simplesmente identificam objetos dentro de um certo intervalo. Portanto, o nome, que pode ter até 255 caracteres, é um parâmetro obrigatório para objetos de quase todos os tipos. As exceções são:
- DNs e Logins de Agente—Os seus números e códigos exclusivos os identificam dentro de um Switch.
- Portas de IVR—Os seus números de porta exclusivos os identificam em uma IVR.
A forma de nomear objetos no ambiente é importante. Convenções de nomeação consistentes e sensatas tornam o seu ambiente de configuração mais fácil de compreender e mais rápido de procurar, conduzindo a uma configuração de utilização e manutenção mais fáceis.
Os nomes definidos para alguns tipos de objetos devem corresponder aos nomes das entidades que esses objetos representam em outra parte do ambiente. Por exemplo, os nomes de Hosts devem ser definidos de acordo com os nomes atribuídos aos computadores que eles representam em um ambiente de rede de dados.ImportanteApesar de o Genesys Administrator Extension suportar todo o conjunto de caracteres em nomes de objetos, o uso de certos caracteres pode causar problemas no comportamento de outros aplicativos Genesys. Portanto, evite espaços, traços, pontos ou caracteres especiais em nomes de objetos. Considere usar sublinhado onde você normalmente usaria espaços ou traços. - Estado Habilitado—Se marcado, indica que a entidade representada por um objeto está em condições normais de operação e pode ser usada sem restrições. Se não estiver marcado, indica que a entidade representada por um objeto está sendo usada em um ambiente não de produção. As interações do cliente não podem ser direcionadas ao destino, mesmo se as informações operacionais indicarem que esse objeto está disponível.
Desabilitar uma pasta ou um objeto que é pai de outros objetos também desabilita todos os objetos dentro da pasta ou todos os objetos filho desse objeto pai.
Por exemplo:
- Desabilitar um Switch desabilita todos os DNs e Logins de Agente definidos nesse Switch.
- Desabilitar uma pasta de Grupos de Agentes desabilita todos os Grupos de Agentes configurados nessa pasta.
Permissões
A guia Permissões lista os Grupos de Acesso e os Usuários que foram configurados explicitamente com permissões para esse objeto. Quando se está definindo permissões, isto é normalmente executado com o(s) Usuário(s) ou Grupo(s) de Acesso para o(s) qual(is) se quer conceder acesso. Este recurso melhora a maneira em que as permissões são definidas e o escopo é limitado a gerenciar permissões para um objeto de banco de dados simples.
Para instruções adicionais sobre como conceder, modificar e remover permissões, consulte o Genesys Security Deployment Guide.
- Caixa de seleção Propagar—Se Propagar estiver marcado, a permissão será propagada a todos os objetos filho deste objeto pai. Se Propagar não estiver marcado, a permissão será removida de todos os objetos filho deste objeto pai, a menos que a permissão tenha sido modificada no objeto filho.
- Botão Substituir Recursivamente—Se Substituir Recursivamente for clicado, as permissões de todos os objetos filho serão removidas e substituídas pelas permissões do objeto pai.
Você pode executar as seguintes ações:
Alterando Membros
[+] Clique aqui para revelar o procedimento
Alterando Permissões de Acesso
[+] Clique aqui para revelar o procedimento
Removendo Permissões de Acesso
[+] Clique aqui para revelar o procedimento
Opções de Configuração
A guia Opções permite definir opções de configuração para o objeto. Você pode executar as seguintes ações:
Criando uma Opção
[+] Clique aqui para revelar o procedimento
Atualizando uma Opção
[+] Clique aqui para revelar o procedimento
Excluindo uma Opção
[+] Clique aqui para revelar o procedimento- Os campos Seção e Chave são necessários e os valores para esses campos devem ser únicos no ambiente.
- É possível clicar em Mais para importar ou exportar opções. Consulte a seção Importando/Exportando Dados na guia Visão Geral acima para obter mais informações.
Dependências
A guia Dependências exibe uma lista de todos os objetos que são dependentes deste objeto e as propriedades das quais são dependentes.
Por exemplo, considere um cenário em que um objeto de Aplicativo, AppA, seja executado em um objeto de Host, HostA. AppA é dependente de HostA para funcionar, portanto, a guia Dependências de HostA mostra AppA como um objeto dependente com a propriedade Host.
Para todos os Usuários e Agentes, a guia Dependências também lista as Funções que lhes foram atribuídas.
Clique em qualquer objeto na lista para exibir as propriedades do objeto dependente. É possível modificar as suas propriedades ou criar outro objeto do mesmo tipo.
Designando Certificados de Segurança
O Genesys suporta o uso opcional do protocolo de Segurança da Camada de Transporte (TLS) para assegurar a troca de dados entre os componentes do Genesys. O protocolo TLS é implementado utilizando certificados de segurança, que devem ser configurados nos objetos de Host e nos objetos de Aplicativo representando tais componentes.
Os certificados de segurança são atribuídos no nível Host e opcionalmente nos níveis Aplicativo e Porta. O certificado Host é utilizado pelos Aplicativos e pelas Portas por padrão, a não ser que os Aplicativos e as Portas especifiquem os seus próprios certificados. Neste caso, aqueles certificados específicos substituem o certificado Host padrão.
Para obter mais informações sobre a implementação de TLS, consulte o Genesys Security Deployment Guide.
Formatos de Arquivo suportados
O formato de arquivo CFG/CONF é um formato de texto simples. O formato CFG é para uso em sistemas Microsoft Windows e o formato CONF em sistemas UNIX.
Ambos os formatos suportam apenas a importação e exportação de opções de cadeia. Outros tipos de opções de configuração são ignorados e não são importados ou exportados. Todas as cadeias deste arquivo devem ser codificadas em UTF-8.
Sintaxe
A sintaxe dos arquivos .cfg e .conf é idêntica. Cada seção e opção aparecem em uma linha separada, com os nomes de seção em colchetes. Cada seção é seguida de uma lista de opções naquela seção, com os valores apropriados:
[section_name1] option-name1=option_value2 ... option_nameN=option_valueN [section_name2] option-nameN+1=option_valueN+1 ...
Exemplo
O seguinte extrato de um arquivo de configuração ilustra a sintaxe correta em um arquivo .cfg ou .conf:
[confserv] port=2520 management-port=2521 server=dbserver encryption=false encoding=utf-8 [log] verbose=standard all=stderr [hca] schema=none
category:Genesys Administrator Extension category:Genesys Administrator Extension User Guide