Logs Centralizados

O Centralized Log Database contém mensagens de log geradas pelos aplicativos Genesys. O plug-in de Log Centralizado para o Genesys Administrator Extension exibe um resumo dos logs, do qual é possível selecionar e investigar todos os que são de interesse especial. Tal como com todos os objetos no GAX, somente é possível ver os logs para os quais você tem os privilégios necessários.

As mensagens de log armazenadas no Centralized Log Database são de dois tipos:

  • Logs de aplicativo: Esses logs, gerados pela maioria dos aplicativos da Genesys, apresentam o mesmo formato de registro de log unificado.
  • Log de auditoria: Gerados por somente alguns aplicativos (nomeadamente o Configuration Server e o Solution Control Server), esses logs contêm atributos adicionais e informações sobre as alterações de configuração e ações de controle executadas por processos, soluções e alarmes.

Para exibir o Log Centralizado, selecione Logs Centralizados na barra de menus do GAX.

Janela de Logs Centralizados

Registros de log são exibidos na janela de Logs Centralizados.

Na janela, o menu à esquerda mostra as visualizações que estão disponíveis para exibição, incluindo qualquer Pesquisas Salvas.

Importante
Os Logs de Auditoria são exibidos somente na exibição de Auditoria e nos resultados de qualquer pesquisa onde o critério Tipo esteja definido como Auditoria.

Acima da lista de logs, aparecem as seguintes informações e controles:

  • O número de logs que foram recuperados e o número total de logs a recuperar. Para minimizar quaisquer atrasos causados pela recuperação de todos os registros de um Log Database que contém um grande número de registros, os registros são recuperados em lotes do Banco de Dados (o tamanho de lote padrão é 100); mais registros serão recuperados quando tiver percorrido metade da lista existente. Além disso, para melhorar o desempenho, o número de registros que podem ser exibidos pelo GAX é limitado (o número padrão de registros é 5000). Se esses parâmetros não são suficientes para você, é possível alterá-los usando as opções minlogs e maxlogs (respectivamente). Consulte a "Seção clog" do Genesys Administrator Extension Deployment Guide.
  • Critérios de pesquisa usados para selecionar os logs na lista. Por padrão, somente os logs gerados no dia atual (Intervalo de Datas: Hoje) são selecionados. Consulte Filtrando Logs para obter mais informações sobre como selecionar logs usando filtros.
  • Quatro ícones de controle:
    • GAX852-CLsearch.png Abre a janela de pesquisa, na qual você define filtros para criar a lista de logs nos quais você está interessado, ou pelo menos reduzir a lista para um tamanho mais fácil de gerenciar.
    • GAX852-CLtrash.png Remove os logs selecionados da lista. Para selecionar um log para exclusão, marque a caixa de seleção na primeira coluna. Selecione os que forem necessários, ou marque a caixa de seleção na linha de cabeçalho para selecionar todos os registros exibidos.
      Aviso
      Se você marcar a caixa de seleção na linha de cabeçalho, será também solicitado que selecione todos os registros no banco de dados (não apenas os registros exibidos) que atendam aos mesmos critérios que os registros exibidos. Escolha essa opção SOMENTE se tiver certeza de que quer selecionar para exclusão todos os registros no seu banco de dados que atendam aos critérios.
    • GAX852-CLcolumns.png Permite selecionar quais colunas (atributos) são exibidas na lista.
    • GAX852-CLrefresh.png Atualiza a exibição.
  • Caixa de filtro rápido—Nesta caixa, insira texto para pesquisar logs específicos sem usar o recurso de filtro completo. Os logs que contêm o texto (incluindo números, tais como o ID de log) serão retornados e listados. Este filtro é sensível a maiúsculas e minúsculas e é cumulativo—a consulta é avaliada e executada e a lista de resultados é atualizada conforme você digita cada caractere. Para obter melhores resultados, insira o máximo de caracteres possível.

Cada registro de log é exibido com alguns ou todos os seus atributos, conforme o seguinte:

  • Nível—O nível de log do log, Alarme, Padrão, Interação ou Rastreamento.
  • ID—O identificador exclusivo do log, no formato <Application id>-<message ID>, onde <Application ID> é o ID do Aplicativo que gerou o log e <message ID> é o identificador numérico da mensagem de log, que é única no componente que gerou o log.
  • Descrição—O texto da mensagem de log.
  • Host—O host no qual o Aplicativo que gerou o log estava sendo executado.
  • Aplicativo—O nome do Aplicativo que gerou o log.
  • Data—A data e hora em que o log foi gerado.
  • ID de Interação—O identificador da interação para a qual este log foi gerado. Esse atributo aparece apenas para logs de nível de interação.

Você também pode clicar em GAX852-CLcolumns.png e personalizar quais atributos (colunas) são exibidos; por padrão, todas as colunas são exibidas.

Os atributos reais exibidos dependem da seleção feita no menu à esquerda da janela e dos atributos que você selecionou para exibir. Por exemplo, os atributos de Nível não são exibidos se você tiver optado por exibir apenas logs de nível Padrão.

Clique na linha de qualquer log para ver atributos adicionais.

Exibindo Logs

Na janela de Log Centralizado, você pode:

  • Exibir todos os logs do tipo Aplicativo, selecionando Todos os Logs em Aplicativos no menu à esquerda.
  • Exibir todos os logs de um determinado nível, selecionando o nível apropriado em Aplicativos. Por exemplo, para exibir todos os logs de Aplicativo do nível Padrão, selecione Padrão em Aplicativos.
  • Exibir todos os logs do tipo Auditoria, Todos os Logs em Aplicativos no menu à esquerda.
  • Exibir todos os logs que atendam aos critérios definidos em uma pesquisa salva, selecionando o nome de pesquisa em PESQUISAS SALVAS no menu à esquerda.
  • Criar uma nova pesquisa para todos os logs que estão de acordo com os critérios especificados, filtrando os logs com base nos critérios especificados.

Por padrão, o GAX exibe os logs classificados pelo respectivo atributo Data. Você também pode classificá-los por Nível, ID, Descrição, Host, Aplicativo e Data (e hora) em que foram gerados. Clique em uma célula de cabeçalho para classificar a lista por esse atributo e/ou alterar a ordem da lista (ordem crescente ou decrescente).

Pesquisando Logs

É possível pesquisar logs específicos filtrando uma lista de logs de acordo com um ou mais critérios de pesquisa. Clique em GAX852-CLsearch.png para abrir a janela de filtro. Nesta janela, você pode executar uma Pesquisa Básica ou uma Pesquisa Avançada:

  • Pesquisa Básica—Permite visualizar um subconjunto de logs usando um conjunto básico de critérios.
  • Pesquisa Avançada—Com privilégios especificados, permite filtrar a lista usando critérios adicionais, salvar pesquisas, gerenciar a lista de pesquisas salvas e remover alguns logs ou todos eles.

Clique em Salvar Como para salvar até 10 pesquisas definidas para uso posterior. Se você deseja salvar a nova pesquisa, mas já salvou 10, deve excluir uma das pesquisas existentes (clique no x que aparece quando você passa o mouse sobre o nome da pesquisa) antes de salvar a nova. Você também pode arrastar os nomes das pesquisas para cima e para baixo para reordená-las na lista.

Dica
  • Antes de iniciar a sua pesquisa, certifique-se de que todos os registros de log foram recuperados do banco de dados—verifique a contagem de registros no canto superior direito da janela de Log Centralizado.
  • Se tudo o que deseja fazer é pesquisar registros de log que contenham texto específico, ou mesmo um registro de log com um ID único, você poderá, provavelmente, obter os mesmos resultados com uma Pesquisa Básica ou Avançada inserindo o texto na caixa de Filtrar Tabela no canto superior esquerdo da janela.

Pesquisa Básica

Em uma pesquisa básica, você pode filtrar os logs com base em Host, Aplicativo, Tenant, Usuário, Data e/ou Descrição.

Ao executar uma pesquisa básica, observe o seguinte:

  • Você pode inserir apenas um valor de filtro para cada atributo.
  • Os filtros Host, Aplicativo, Tenant e Usuário contêm listas suspensas dos valores do atributo correspondente para cada registro de log na lista original.
  • O filtro Data inclui oito valores predefinidos de filtro, conforme o seguinte:
    • Últimos 5 Minutos
    • Últimos 15 Minutos
    • Última Hora
    • Hoje
    • Ontem—Dias atual e dia anterior
    • Últimos 5 Dias—Dia atual e últimos 5 dias
    • Últimos 30 Dias—Dia atual e últimos 30 dias

    Todos os dias começam à meia-noite (00:00:00); os intervalos de minutos e horas são calculados a partir da hora em que o filtro é executado.

    Você também pode selecionar Intervalo de Datas Personalizado e selecionar um intervalo de datas e horas nos calendários adjacentes que aparecem.
  • O filtro Descrição não tem nenhuma lista suspensa; insira qualquer texto que possa ser encontrado no Nome do host, Nome do aplicativo ou na Descrição do log. Isso é um pouco diferente da caixa Filtro Rápido que se encontra acima da lista de registros, na qual este campo somente pesquisa o texto correspondente em três atributos, pelo que não é possível usar para procurar um log de um determinado número.

Para filtrar os logs, selecione um valor para um ou mais critérios de pesquisa e clique em Pesquisar. Os logs que atendem aos critérios especificados são listados.

Pesquisa Avançada

Para usar o filtro de Pesquisa Avançada, é necessário ter o privilégio ACCESS_CLOGS. Este filtro avançado fornece mais critérios de pesquisa e, se você tiver o privilégio DELETE_CLOGS, também é possível excluir do Centralized Log Database alguns ou todos os registros de log retornados pela sua consulta.

Para definir um filtro avançado, primeiro insira qualquer critério de filtro para uma Pesquisa Básica. Em seguida, clique na seta ao lado de Pesquisa Avançada. A janela de Pesquisa se expande para mostrar os filtros adicionais, com os quais você pode pesquisar logs, especificamente:

  • Tipo de LogAplicativo ou Auditoria
  • Nível de LogAlarme, Padrão, Interação ou Rastreamento
  • Nome da solução na qual o log foi gerado.
  • Tipo e nome de objetos de configuração que tenham sido alterados.
  • Nome e valor da chave de atributos que tenham sido alterados.

Para limpar um valor de um filtro, clique em Redefinir; para limpar todos os filtros, clique em Redefinir Todos os Filtros. Para remover somente alguns dos pares Chave:Valor inseridos no filtro Atributos, clique no GAX852-CLtrash.png adjacente.

Na lista de registros retornados pela Pesquisa Avançada, é possível visualizar e classificar os registros de log conforme habitualmente. Clique em GAX852-CLtrash.png para excluir registros selecionados do Centralized Log Database. (Você deve ter o privilégio DELETE_CLOGS para excluir registros.)

Níveis de Log

O Genesys Administrator registra eventos de log com quatro níveis de detalhes: Alarme, Padrão, Interação e Rastreamento. Os eventos de log desses níveis apresentam o mesmo formato de registro de log unificado e podem ser armazenados no Centralized Log Database.

Além disso, alguns aplicativos também geram logs de Auditoria. Normalmente, esses logs de Auditoria contêm atributos e informações adicionais sobre alterações de configuração e ações de controle executadas por processos, soluções e alarmes.

Nível de Alarme

Os logs de nível Alarme contêm apenas registros de log do nível Alarme. O Solution Control Server (SCS) gera eventos de log de Alarme em nome de outros aplicativos quando recebe deles eventos de log configurados como Eventos de Detecção em Condições de Alarme. Usando este nível, o SCS relata a ocorrência e a remoção de todos os alarmes para o Centralized Log Database.

Nível Padrão

Os logs de nível Padrão contêm eventos de alto nível que relatam problemas significantes e operações normais de soluções em serviço. Um evento é relatado no nível Padrão se ele satisfaz um desses critérios:

[+] Mostrar critérios

Nível de Interação

Os logs de nível de Interação relatam os detalhes de uma interação processada por componentes de solução que tratam de interações. O log contém informações sobre as etapas de processamento para cada interação por cada componente de solução. Um evento é relatado no nível de Interação se:

  • For um reconhecido intercâmbio de dados de alto nível com outro Aplicativo sobre uma interação.
  • Indicar uma alteração no estado em tempo real de uma interação tratada pelo aplicativo (a menos que essa alteração possa ser visualizada no intercâmbio de dados de alto nível).

O critério específico depende de um componente particular e da sua função no processamento de interação.

Nível de Rastreamento

Os logs de nível de Rastreamento relatam os detalhes de comunicações entre os vários componentes de solução. O log contém informações sobre as etapas de processamento para cada interação por cada componente de solução. Um evento é relatado no nível de Rastreamento se ele satisfizer um desses critérios:

  • For um reconhecido intercâmbio de dados de alto nível com outro aplicativo.
  • For um reconhecido intercâmbio de dados de alto nível com um sistema externo.
  • Indicar uma alteração no estado em tempo real de objetos de nível de usuário que o aplicativo trata (a menos que essa alteração possa ser visualizada no intercâmbio de dados de alto nível).

Para mais informações

Para obter mais informações sobre logs no software Genesys, consulte o Management Layer User's Guide. Para obter descrições dos próprios logs, consulte Framework Combined Log Events Help.

Esta página foi modificada pela última vez em 25 de maio de 2017, às 21h29min
Comments or questions about this documentation? Contact us for support!