Primer de Sobreposições


No WFM, cada evento em uma sobreposição representa uma anormalidade nos dados históricos ou no futuro—ou seja, uma flutuação no Volume de Interação (VI) ou no Tempo Médio de Atendimento (TMA) que não é uma das tendências comuns sazonais, semanal ou de um dia. Se esses eventos apontarem para o mesmo tipo de anormalidade, uma que tenha acontecido várias vezes no passado ou que possa acontecer futuramente, os eventos sobrepostos poderão ser organizados em grupos de sobreposição chamados apenas de sobreposições. Os exemplos de sobreposição mais comuns são as campanhas de publicidade e os lançamentos de catálogos.

Uma sobreposição afeta diretamente os dados de previsão, quando o evento em uma sobreposição específica ocorre durante um intervalo de previsão.

Tipos de Sobreposição

Existem dois tipos de sobreposição que são definidos pela maneira como o WFM calcula o impacto que elas causam nos dados de previsão:

  1. Uma Sobreposição Multiplicativa aumenta ou reduz cada etapa dos dados de previsão em uma porcentagem específica. Esta porcentagem é a distribuição de impacto da sobreposição, multiplicada pela força do evento. O total do intervalo é afetado.

    Esse tipo de sobreposição era chamado de fator, antes da versão 7.6.1. Cada etapa (por dia ou por hora) de dados de previsão coberta pela sobreposição é ajustada por uma determinada porcentagem e multiplicada pela força do evento.
  2. Uma Sobreposição de Substituição redistribui o volume de um intervalo de evento. O total do intervalo não é alterado. O volume pode ser movido de uma etapa do evento para outra.

    Este tipo de sobreposição foi introduzido na versão 7.6.1, quando o fator foi renomeado para sobreposição multiplicativa. Ele foi criado para manter o total previsto do período afetado e, alternativamente, ajustar a distribuição dos volumes nesse período. Os eventos deste tipo de sobreposição são aplicados como a última etapa de previsão. Os componentes sazonais (de um dia, diário e anual) e as sobreposições multiplicativas são aplicadas antes do cálculo da sobreposição de substituição.

    A sobreposição de substituição distribui o volume de acordo com o peso (ou a porcentagem) de cada etapa do evento (por dia ou por hora). Ajusta o volume de cada etapa do evento, de forma que a etapa do evento receba a sua parte do total do período de todo o evento de acordo com o seu peso.

    Por exemplo, uma sobreposição de substituição tem três etapas de evento com os pesos respectivos de 20, 30 e 50. Se o total previsto do intervalo inteiro for 1000, a primeira etapa de evento terá 200, a segundo 300 e a última 500; Observe que o total inicialmente previsto da etapa de evento não é levado em consideração durante o cálculo do impacto desse tipo de sobreposição. O peso de uma etapa de evento, que é determinado pela própria sobreposição, bem como o total previsto do intervalo inteiro que é afetado por este evento, são contabilizados.

    Ao calcular a etapa do evento (por dia ou por hora), o seu total é distribuído proporcionalmente em etapas de 15 minutos para o volume de cada intervalo antes da aplicação do evento. Dessa forma, o padrão de um dia ou de uma hora é preservado.

    Quando o evento de um tipo de sobreposição de substituição se sobrepõe a outro evento do mesmo tipo, ele não pode ser calculado, mesmo que ambos pertençam a sobreposições diferentes. Entretanto, ele pode se sobrepor a eventos de sobreposições multiplicativas.

Distribuindo o Impacto de Evento

Existem três maneiras de determinar o impacto de cada etapa de evento, e elas se aplicam aos dois tipos de sobreposição:

  1. Por início-término—A distribuição de impactos de uma sobreposição é determinada pelos valores de impacto de início e término especificados. O impacto é alterado gradualmente pelo mesmo valor de cada etapa do evento, desde o valor inicial até o final. Por exemplo, se o valor inicial for 100 e o final for 200 e a sobreposição for diária com uma duração de seis dias, o impacto no primeiro dia será 100, no segundo 120 e então 140, 160, 180, e finalmente 200no sexto e último dia.
  2. Ao manter toda a distribuição detalhada—A sobreposição salva o impacto de cada etapa do evento separadamente. Ela pode ser pré-calculada, inserida pelo usuário ou uma combinação.
  3. Ao calcular toda hora durante a previsão (sempre calculada)—O impacto da sobreposição é sempre calculado durante a previsão. Para fazer um cálculo bem-sucedido, o período histórico deverá incluir um ou mais eventos que estejam na mesma sobreposição. O impacto da sobreposição é determinado pelo algoritmo de previsão, de acordo com os dados históricos, e depois usado para a previsão.

Ignorando Dados Históricos

Qualquer evento de um tipo de sobreposição pode ter o indicador para Ignorar Dados Históricos definido, o que especifica se os dados do intervalo de dados históricos cobertos por esse evento serão usados nos cálculos da previsão de volume ou do impacto da sobreposição (veja Calculando o Impacto da Sobreposição).

Se um evento não tiver o indicador para Ignorar Dados Históricos definido, os dados cobertos pelo evento serão considerados para previsão.

Não existe processamento adicional dos dados históricos que são afetados pelo evento, além de ignorá-los ou utilizá-los.

Calculando o Impacto da Sobreposição

O impacto de uma sobreposição pode ser determinado pela análise dos dados históricos e realizado pelo algoritmo de previsão. O algoritmo analisa o período dos dados históricos, que inclui um ou mais eventos de sobreposição que devem ser calculados.

As sobreposições podem ser pré-calculadas antes do início da previsão de volume ou durante a previsão de volume (veja Distribuindo o Impacto de Evento). Especificando os mesmos dados históricos e usando o mesmo método, os resultados devem ser idênticos.

As sobreposições multiplicativas são calculadas separando um componente sazonal (anualmente, diariamente e de um dia) do impacto do evento para cada evento de sobreposição nos dados históricos fornecidos. Assim, o impacto é dividido pela força do evento e tem sua média calculada. Quando o impacto é aplicado a um evento no intervalo de previsão, ele é multiplicado pela força desse evento.

Nas Sobreposições de Substituição, a porcentagem de cada etapa do evento no total do período de todo o evento é calculada para cada um dos eventos e então tem sua média definida.

Por exemplo, um período histórico tem dois eventos em uma sobreposição diária, que dura 3 dias. Os dias do primeiro evento são 150, 200, 150 (30%, 40% e 30% do total, respectivamente) e os dias do segundo evento são 150, 150, 200 (30%, 30% e 40% do total, respectivamente). Calcula-se a média de cada etapa do evento individualmente (neste caso, um dia) e a sobreposição é calculada como 30%, 35%, 35%, respectivamente.

Esta página foi modificada pela última vez em 31 de outubro de 2016, às 22h28min
Comments or questions about this documentation? Contact us for support!